Skip site navigation (1)Skip section navigation (2)
Date:      Tue, 2 May 2023 20:57:04 GMT
From:      Edson Brandi <ebrandi@FreeBSD.org>
To:        doc-committers@FreeBSD.org, dev-commits-doc-all@FreeBSD.org
Subject:   git: 83d19f9db7 - main - Article fonts translated to pt_BR and synced with doc tree version 98c736dd127a2096dc08252d1082300f2ec28ab5
Message-ID:  <202305022057.342Kv4mK024606@gitrepo.freebsd.org>

next in thread | raw e-mail | index | archive | help
The branch main has been updated by ebrandi:

URL: https://cgit.FreeBSD.org/doc/commit/?id=83d19f9db770ae5752f7eedb16a502a07af5fe50

commit 83d19f9db770ae5752f7eedb16a502a07af5fe50
Author:     Edson Brandi <ebrandi@FreeBSD.org>
AuthorDate: 2023-05-02 20:56:20 +0000
Commit:     Edson Brandi <ebrandi@FreeBSD.org>
CommitDate: 2023-05-02 20:56:20 +0000

    Article fonts translated to pt_BR and synced with doc tree version 98c736dd127a2096dc08252d1082300f2ec28ab5
---
 .../content/pt-br/articles/fonts/_index.adoc       |  281 ++--
 .../content/pt-br/articles/fonts/_index.po         | 1615 ++++++++++++++++++++
 2 files changed, 1756 insertions(+), 140 deletions(-)

diff --git a/documentation/content/pt-br/articles/fonts/_index.adoc b/documentation/content/pt-br/articles/fonts/_index.adoc
index b7ad32c1c0..d15ac65a85 100644
--- a/documentation/content/pt-br/articles/fonts/_index.adoc
+++ b/documentation/content/pt-br/articles/fonts/_index.adoc
@@ -1,9 +1,12 @@
 ---
-title: Fontes e FreeBSD
-subtitle: Um Tutorial
 authors:
-  - author: Dave Bodenstab
+  - 
+    author: 'Dave Bodenstab'
     email: imdave@synet.net
+description: 'Uma descrição das diversas tecnologias de fontes no FreeBSD e como usá-las com diferentes programas'
+subtitle: 'A Tutorial'
+tags: ["Fonts", "syscons", "X11", "Ghostscript", "Groff", "guide", "tutorial", "FreeBSD"]
+title: 'Fontes e FreeBSD'
 trademarks: ["freebsd", "adobe", "apple", "linux", "microsoft", "opengroup", "general"]
 ---
 
@@ -41,7 +44,7 @@ endif::[]
 [.abstract-title]
 Resumo
 
-Este documento contém a descrição de vários arquivos de fontes que podem ser usados no FreeBSD e no driver do console do sistema, X11, Ghostscript e Groff. Manuais passo-a-passo são fornecidos para alterar a exibição do console do sistema para o modo 80x60, e para usar fontes tipo 1 com os aplicativos acima.
+Este documento contém uma descrição dos vários arquivos de fontes que podem ser usados com o FreeBSD e o driver syscons, X11, Ghostscript e Groff. Exemplos de receitas são fornecidos para alternar o display syscons para o modo 80x60 e para usar fontes type 1 com os programas de aplicativos mencionados acima.
 
 '''
 
@@ -50,21 +53,21 @@ toc::[]
 [[intro]]
 == Introdução
 
-Existem muitas origens de fontes disponíveis, e alguém pode questionar como elas podem ser utilizadas no FreeBSD. A resposta pode ser encontrada numa busca cuidadosa na documentação do componente onde você gostaria de utilizar a mesma. Isto pode consumir um bom tempo, portanto esse tutorial é uma tentativa de fornecer um atalho para outros que possam estar interessados.
+Existem muitas fontes disponíveis e alguém pode perguntar como usá-las com o FreeBSD. A resposta pode ser encontrada pesquisando cuidadosamente a documentação do componente que deseja utilizar. Isso pode ser muito demorado, portanto, este tutorial é uma tentativa de fornecer um atalho para outras pessoas interessadas.
 
 [[terminology]]
 == Terminologia Básica
 
-Existem muitos formatos diferentes de fontes e sufixos de arquivos de fontes associados. Alguns deles serão abordados aqui:
+Existem muitos formatos diferentes de fontes e sufixos de arquivos de fontes associados. Alguns que serão abordados aqui são:
 
 [.filename]#.pfa#, [.filename]#.pfb#::
-PostScript(R) fonte tipo 1. O [.filename]#.pfa# é o formato __A__scii e o [.filename]#.pfb# é o formato __B__inário .
+Fontes PostScript(R) type 1. O arquivo [.filename]#.pfa# é a forma __A__scii e o arquivo [.filename]#.pfb# é a forma __B__inária.
 
 [.filename]#.afm#::
-As métricas da fonte associado com a fonte tipo 1.
+As métricas da fonte associado com a fonte type 1.
 
 [.filename]#.pfm#::
-As métricas da fonte para impressora associadas com a fonte tipo 1.
+As métricas da fonte para impressora associadas com a fonte type 1.
 
 [.filename]#.ttf#::
 Uma fonte TrueType(R)
@@ -73,14 +76,14 @@ Uma fonte TrueType(R)
 Uma referência indireta para uma fonte TrueType (não é realmente uma fonte)
 
 [.filename]#.fon#, [.filename]#.fnt#::
-Fontes de tela bitmap
+Fontes de tela bitmapped
 
-O arquivo [.filename]#.fot# é usado pelo Windows(R) como um tipo de link simbólico para o arquivo de fonte TrueType(R) ([.filename]#.ttf#). Os arquivos de fonte [.filename]#.fon# também são utilizados no Windows. Eu desconheço uma maneira de utilizar essa fonte no FreeBSD.
+O arquivo [.filename]#.fot# é usado pelo Windows(R) como um tipo de link simbólico para o arquivo de fonte TrueType(R) real ([.filename]#.ttf#). Os arquivos de fonte [.filename]#.fon# também são usados pelo Windows. Não conheço uma maneira de usar esse formato de fonte no FreeBSD.
 
 [[font-formats]]
 == Quais Formatos de Fonte eu Posso Utilizar?
 
-Qual formato de arquivo de fonte é útil depende do aplicativo que está sendo usado. O FreeBSD por si só, não usa fontes. Aplicativos e/ou drivers podem fazer uso de arquivos de fontes. Aqui tem uma pequena referência cruzada de aplicação/driver para os sufixos de tipo de fonte:
+O formato de arquivo de fonte mais adequado depende do aplicativo utilizado. O FreeBSD por si só não utiliza fontes. Programas de aplicativos e/ou drivers podem fazer uso dos arquivos de fonte. Aqui está uma pequena referência cruzada de aplicativos/drivers para os sufixos de tipo de fonte:
 
 Driver::
 
@@ -90,7 +93,7 @@ vt:::
 syscons:::
 [.filename]#.fnt#
 
-Aplicativo::
+Aplicação::
 
 Ghostscript:::
 [.filename]#.pfa#, [.filename]#.pfb#, [.filename]#.ttf#
@@ -104,28 +107,28 @@ Groff:::
 Povray:::
 [.filename]#.ttf#
 
-O sufixo [.filename]#.fnt# é frequentemente utilizado. Suspeito que, sempre que alguém quisesse criar um arquivo de fonte especializado para seu aplicativo, na maioria das vezes eles escolhiam esse sufixo. Então, é provável que os arquivos com esse sufixo não tenham o mesmo formato; Especificamente, os arquivos [.filename]#.fnt# usados pelo console do sistema do FreeBSD pode não ser do mesmo formato que o arquivo [.filename]#.fnt# encontrado no ambiente MS-DOS(R)/Windows(R). Não fiz nenhuma tentativa de utilizar outro arquivo [.filename]#.fnt# senão aquele fornecido com o FreeBSD.
+O sufixo [.filename]#.fnt# é bastante utilizado. Eu suspeito que sempre que alguém quisesse criar um arquivo de fonte especializado para seu aplicativo, na maioria das vezes escolhia esse sufixo. Portanto, é provável que os arquivos com esse sufixo não sejam todos do mesmo formato; especificamente, os arquivos [.filename]#.fnt# usados pelo syscons no FreeBSD podem não ser do mesmo formato que um [.filename]#.fnt# encontrado no ambiente MS-DOS(R)/Windows(R). Não fiz nenhuma tentativa de usar outros arquivos [.filename]#.fnt# além daqueles fornecidos com o FreeBSD.
 
 [[virtual-console]]
 == Configurando um Console Virtual para o Modo de Linhas 80x60
 
-Primeiro, uma fonte 8x8 deve ser carregada. Para fazer isso, [.filename]#/etc/rc.conf# deve conter a linha (altere o nome da fonte para uma apropriada para a sua região):
+Primeiramente, uma fonte 8x8 deve ser carregada. Para isso, o arquivo [.filename]#/etc/rc.conf# deve conter a linha (mude o nome da fonte para um apropriado para sua localização):
 
 [.programlisting]
 ....
-font8x8="iso-8x8"		# font 8x8 from /usr/shared/syscons/fonts/* (or NO).
+font8x8="iso-8x8"		# font 8x8 from /usr/share/syscons/fonts/* (or NO).
 ....
 
-O comando para alterar o modo é man:vidcontrol[1]:
+O comando para realmente mudar o modo é man:vidcontrol[1]:
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
 % vidcontrol VGA_80x60
 ....
 
-Vários programas orientados à tela, como o man:vi[1], devem ser capazes de determinar a dimensão corrente da tela. Como isto é conseguido através de uma chamada do `ioctl` para o driver do console (tal como o man:syscons[4]) ele irá determinar corretamente as dimensões da nova tela.
+Vários programas orientados a tela, como man:vi[1], devem ser capazes de determinar as dimensões atuais da tela. Como isso é alcançado por meio de chamadas `ioctl` para o driver do console (como man:syscons[4]), eles determinarão corretamente as novas dimensões da tela.
 
-Para fazer isso de uma maneira mais integrada, é possível incluir esses comandos nos scripts de inicialização de modo que ocorra quando o sistema for iniciado. Para fazer isso basta adicionar essa linha no [.filename]#/etc/rc.conf#
+Para tornar isso mais contínuo, é possível incorporar esses comandos nos scripts de inicialização para que ocorram durante a inicialização do sistema. Para fazer isso, adicione esta linha ao arquivo [.filename]#/etc/rc.conf#.
 
 [.programlisting]
 ....
@@ -135,29 +138,31 @@ allscreens_flags="VGA_80x60"	# Set this vidcontrol mode for all virtual screens
 Referências: man:rc.conf[5], man:vidcontrol[1].
 
 [[type1-fonts-x11]]
-== Usando Fontes Type 1 com X11
+== Usando fontes Type 1 com o X11
 
-O X11 pode tanto usar o formato [.filename]#.pfa# quanto o formato [.filename]#.pfb# de fonte. As fontes do X11 estão localizadas em vários subdiretórios abaixo do [.filename]#/usr/X11R6/lib/X11/fonts#. Cada arquivo de fonte é uma referência cruzada do seu nome X11 com o conteúdo dos arquivos [.filename]#fonts.dir# em cada diretório.
+O X11 pode usar fontes em formato [.filename]#.pfa# ou [.filename]#.pfb#. As fontes X11 estão localizadas em vários subdiretórios em [.filename]#/usr/X11R6/lib/X11/fonts#. Cada arquivo de fonte é cruzado com seu nome X11 pelos conteúdos de [.filename]#fonts.dir# em cada diretório.
 
-Já existe um diretório chamado [.filename]#Type1#. A forma mais direta de adicionar uma nova fonte é colocá-la nesse diretório. Uma forma melhor seria colocar todas as novas fontes num diretório separado e usar um link simbólico para as fontes adicionais. Isso permite identificar as fontes sem confundir com aquelas que são originalmente fornecidas. Por exemplo:
+Já existe um diretório chamado [.filename]#Type1#. A maneira mais direta de adicionar uma nova fonte é colocá-la neste diretório. Uma maneira melhor é manter todas as novas fontes em um diretório separado e usar um link simbólico para a fonte adicional. Isso permite que você mantenha um controle mais fácil das suas fontes sem confundir com as fontes fornecidas originalmente. Por exemplo:
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
-Cria um diretório para armazenar os arquivos de fonte
-% mkdir -p /usr/local/shared/fonts/type1
-% cd /usr/local/shared/fonts/type1
+Crie um diretório para conter os arquivos de fonte
+% mkdir -p /usr/local/share/fonts/type1
+% cd /usr/local/share/fonts/type1
 
-Coloque os arquivos .pfa, .pfb and .afm aqui
-Pode-se querer manter os arquivos readme, e outras documentações
-para as fontes aqui
+Coloque aqui os arquivos .pfa, .pfb e .afm
+
+Pode ser desejável manter arquivos readme e outras documentações
+
+para as fontes aqui também
 % cp /cdrom/fonts/atm/showboat/showboat.pfb .
 % cp /cdrom/fonts/atm/showboat/showboat.afm .
 
-Mantenha um índice para a referência cruzada das fontes
+Mantenha um índice para cruzar as fontes de referência.
 % echo showboat - InfoMagic CICA, Dec 1994, /fonts/atm/showboat >>INDEX
 ....
 
-Agora, para usar a nova fonte com o X11, deve-se tornar os arquivos de fonte disponíveis e atualizados. Os nomes de fontes do X11 se parecem com:
+Agora, para usar uma nova fonte com o X11, é necessário tornar o arquivo de fonte disponível e atualizar os arquivos de nome de fonte. Os nomes das fontes X11 se parecem com:
 
 [.programlisting]
 ....
@@ -174,9 +179,9 @@ Agora, para usar a nova fonte com o X11, deve-se tornar os arquivos de fonte dis
   foundry  family  weight   slant  width  additional style
 ....
 
-Um novo nome precisa ser criado para cada nova fonte. Se você possui alguma informação na documentação que acompanha a fonte, então isso pode servir de base para a criação do nome. Se não há informação, então você pode ter alguma idéia usando man:strings[1] no arquivo da fonte. Por exemplo:
+Um novo nome precisa ser criado para cada nova fonte. Se você tiver alguma informação da documentação que acompanha a fonte, ela pode servir como base para criar o nome. Se não houver informações disponíveis, você pode ter uma ideia usando o comando man:strings[1] no arquivo de fonte. Por exemplo:
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
 % strings showboat.pfb | more
 %!FontType1-1.0: Showboat 001.001
@@ -207,7 +212,7 @@ end readonly def
 
 Usando essas informações, um possível nome poderia ser:
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
 -type1-Showboat-medium-r-normal-decorative-0-0-0-0-p-0-iso8859-1
 ....
@@ -215,44 +220,45 @@ Usando essas informações, um possível nome poderia ser:
 Os componentes do nosso nome são:
 
 Companhia::
-Vamos nomear todas as novas fontes como `type1`.
+Vamos apenas nomear todas as novas fontes como `type1`.
 
 Família::
-O nome da fonte
+O nome da fonte.
 
 Densidade::
-Normal, negrito, média, semi-negrito, etc. Pelas informações acima do man:strings[1], essa fonte aparenta ter uma densidade __média__.
+Normal, negrito (bold), médio (medium), seminegrito (semibold), etc. Pelos resultados do comando man:strings[1] mostrados acima, parece que esta fonte tem um peso __médio__ (medium).
 
 Inclinação::
-__r__oman, __i__tálico, __o__blíquo, etc. Como o _Ângulo Itálico_ é zero, o _roman_ será utilizado.
+__r__omano (roman), __i__talico (italic), __o__blíquo (oblique), etc. Já que o ângulo de itálico (_ItalicAngle_) é zero, será usada a versão romana (_roman_).
 
 Largura::
-Normal, ampla, condensada, estendida, etc. Até que possa ser examinada, supomos que será __normal__.
+Normal, ampla (wide), condensada (condensed), estendida (extended), etc. Até que possa ser examinada, a suposição será de que a fonte é __normal__.
 
 Estilo Adicional::
 Frequentemente omitido, mas isso indicará que a fonte possui letras maiúsculas decorativas.
 
 Espaçamento::
-proporcional ou monoespaçada. A opção _Poporcional_ é usada quando o _isFixedPitch_ é falso.
+Proporcional (proportional) ou espaçamento fixo (monospaced). Será usada a versão _proporcional_, já que o valor de _isFixedPitch_ é falso.
 
-Todos esses nomes são arbitrários, mas deve-se tentar ser compatível com as convenções existentes. A fonte é referenciada pelo nome com possíveis curingas pelo programa X11, então o nome escolhido tem que fazer algum sentido. Pode-se começar simplesmente usando 
+Todos esses nomes são arbitrários, mas deve-se procurar ser compatível com as convenções existentes. Uma fonte é referenciada pelo nome, com possíveis curingas (wildcards) por um programa X11, então o nome escolhido deve fazer algum sentido. Pode-se começar simplesmente usando
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
-…-normal-r-normal-…-p-…
+...-normal-r-normal-...-p-...
 ....
 
-como o nome, e então usar man:xfontsel[1] para examiná-lo e ajustar o nome com base na aparência da fonte.
+esse nome, e depois usar o comando man:xfontsel[1] para examiná-lo e ajustar o nome com base na aparência da fonte.
 
 Então, para completar nosso exemplo:
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
-Torne a fonte acessível para o X11
+Torne a fonte acessível ao X11.
 % cd /usr/X11R6/lib/X11/fonts/Type1
-% ln -s /usr/local/shared/fonts/type1/showboat.pfb .
+% ln -s /usr/local/share/fonts/type1/showboat.pfb .
 
-Edite os arquivos fonts.dir e fonts.scale, adicionando a linha que descreve a fonte e incremente o número de fontes que são encontradas na primeira linha.
+Edite o arquivo fonts.dir e fonts.scale, adicionando a linha que descreve a fonte 
+e incrementando o número de fontes que é encontrado na primeira linha.
 % ex fonts.dir
 :1p
 25
@@ -264,10 +270,10 @@ showboat.pfb -type1-showboat-medium-r-normal-decorative-0-0-0-0-p-0-iso8859-1
 .
 :wq
 
-fonts.scale aparenta ser idêntico ao fonts.dir…
+O arquivo fonts.scale parece ser idêntico ao fonts.dir...
 % cp fonts.dir fonts.scale
 
-Informe ao X11 que arquivos foram alterados
+Informe ao X11 que as coisas mudaram.
 % xset fp rehash
 
 Examine a nova fonte
@@ -279,32 +285,32 @@ Referências: man:xfontsel[1], man:xset[1], The X Windows System in a Nutshell,
 [[type1-fonts-ghostscript]]
 == Usando Fontes Type 1 com Ghostscript
 
-O Ghostscript referencia uma fonte via seu arquivo de [.filename]#Fontmap#. Este deve ser modificado de uma maneira similar a feita para o arquivo [.filename]#fonts.dir# do X11. O Ghostscript pode usar tanto o formato [.filename]#.pfa# quanto o [.filename]#.pfb#. Usando a fonte do exemplo anterior, segue um passo a passo de como utilizá-la com o Ghostscript:
+O Ghostscript referencia uma fonte por meio de seu arquivo [.filename]#Fontmap#. Este arquivo deve ser modificado de maneira semelhante ao arquivo [.filename]#fonts.dir# do X11. O Ghostscript pode usar fontes em formato [.filename]#.pfa# ou [.filename]#.pfb#. Usando a fonte do exemplo anterior, aqui está como usá-la com o Ghostscript:
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
-Coloque a fonte no diretório do Ghostscript
-% cd /usr/local/shared/ghostscript/fonts
-% ln -s /usr/local/shared/fonts/type1/showboat.pfb .
+Coloque a fonte no diretório de fontes do Ghostscript.
+% cd /usr/local/share/ghostscript/fonts
+% ln -s /usr/local/share/fonts/type1/showboat.pfb .
 
-Edite o mapeamento de fontes, assim o Ghostscript saberá sobre a fonte
-% cd /usr/local/shared/ghostscript/4.01
+Edite o arquivo Fontmap para que o Ghostscript saiba sobre a fonte
+% cd /usr/local/share/ghostscript/4.01
 % ex Fontmap
 :$a
 /Showboat        (showboat.pfb) ; % From CICA /fonts/atm/showboat
 .
 :wq
 
-Use o Ghostscript para checar a fonte
+Use o Ghostscript para examinar a fonte.
 % gs prfont.ps
 Aladdin Ghostscript 4.01 (1996-7-10)
 Copyright (C) 1996 Aladdin Enterprises, Menlo Park, CA.  All rights
 reserved.
 This software comes with NO WARRANTY: see the file PUBLIC for details.
-Loading Times-Roman font from /usr/local/shared/ghostscript/fonts/tir_____.pfb...
+Loading Times-Roman font from /usr/local/share/ghostscript/fonts/tir_____.pfb...
  /1899520 581354 1300084 13826 0 done.
 GS>Showboat DoFont
-Loading Showboat font from /usr/local/shared/ghostscript/fonts/showboat.pfb...
+Loading Showboat font from /usr/local/share/ghostscript/fonts/showboat.pfb...
  1939688 565415 1300084 16901 0 done.
 >>showpage, press <return> to continue<<
 >>showpage, press <return> to continue<<
@@ -312,16 +318,16 @@ Loading Showboat font from /usr/local/shared/ghostscript/fonts/showboat.pfb...
 GS>quit
 ....
 
-Referências: Veja o arquivo [.filename]#fonts.txt# na distribuição do Ghostscript 4.01
+Referências: arquivo [.filename]#fonts.txt# na distribuição do Ghostscript 4.01
 
 [[type1-fonts-groff]]
-== Usando Fontes Type 1 com Groff
+== Usando Fontes Type 1 com o Groff
 
-Agora que a nova fonte pode ser utilizada tanto pelo X11 quanto pelo Ghostscript, como podemos utilizar a nova fonte com o Groff? Primeiro de tudo, como estamos usando fontes Type 1 PostScript(R), o dispositivo Groff que é aplicável é o device __ps__. Um arquivo de fonte deve ser criado para cada fonte que o Groff possa usar. Um nome de fonte Groff é apenas um arquivo no [.filename]#/usr/shared/groff_font/devps#. Com o nosso exemplo, o arquivo da fonte poderia ser [.filename]#/usr/shared/groff_font/devps/SHOWBOAT#. O arquivo deve ser criado usando ferramentas providas pelo Groff.
+Agora que a nova fonte pode ser usada tanto pelo X11 quanto pelo Ghostscript, como se pode usá-la com o groff? Em primeiro lugar, uma vez que estamos lidando com fontes PostScript(R) type 1, o dispositivo groff que é aplicável é o dispositivo _ps_. Um arquivo de fonte deve ser criado para cada fonte que o groff possa usar. Um nome de fonte groff é apenas um arquivo em [.filename]#/usr/share/groff_font/devps#. Em nosso exemplo, o arquivo de fonte poderia ser [.filename]#/usr/share/groff_font/devps/SHOWBOAT#. O arquivo deve ser criado usando ferramentas fornecidas pelo groff.
 
-A primeira ferramenta é o `afmtodit`. Ela normalmente não está instalada, então deve ser baixada de uma fonte de distribuição. Eu percebi que teria que mudar a primeira linha do arquivo, então eu fiz:
+A primeira ferramenta é `afmtodit`. Ela não costuma ser instalada por padrão, então é necessário obtê-la da distribuição de origem. Descobri que precisei alterar a primeira linha do arquivo, então fiz o seguinte:
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
 % cp /usr/src/gnu/usr.bin/groff/afmtodit/afmtodit.pl /tmp
 % ex /tmp/afmtodit.pl
@@ -331,42 +337,39 @@ A primeira ferramenta é o `afmtodit`. Ela normalmente não está instalada, ent
 :wq
 ....
 
-Essa ferramenta irá criar o arquivo de fontes do Groff a partir dos arquivos de métrica ([.filename]#.afm# suffix.) Continuando com nosso exemplo:
+Essa ferramenta criará o arquivo de fonte do groff a partir do arquivo de métricas (sufixo [.filename]#.afm#). Continuando com nosso exemplo:
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
-Muitos arquivos .afm estão no formato do Mac, com ^M delimitando as linhas
-Nós temos que convertê-los para o estilo UNIX que delimita as linhas com ^J
+Muitos arquivos .afm estão no formato Mac, com linhas delimitadas por ^M. 
+É necessário convertê-los para o estilo UNIX(R), com linhas delimitadas por ^J.
 % cd /tmp
-% cat /usr/local/shared/fonts/type1/showboat.afm |
+% cat /usr/local/share/fonts/type1/showboat.afm |
 	tr '\015' '\012' >showboat.afm
 
-Agora crie um arquivo de fonte groff
-% cd /usr/shared/groff_font/devps
+Agora crie o arquivo de fonte do groff.
+% cd /usr/share/groff_font/devps
 % /tmp/afmtodit.pl -d DESC -e text.enc /tmp/showboat.afm generate/textmap SHOWBOAT
 ....
 
 A fonte agora pode ser referenciada pelo nome SHOWBOAT.
 
-Se o Ghostscript é utilizado para impressão com driver simulado no sistema, então não precisa fazer mais nada. Entretanto, se as impressoras usam PostScript(R) real, então a fonte deve ser baixada pela impressora de maneira que a fonte a ser utilizada (a menos que a impressora tenha a fonte showboat embutida ou acessível a partir de um disco de fontes.) O passo final é criar uma fonte descarregável. A ferramenta `pfbtops` é usada para criar o formato [.filename]#.pfa# da fonte, e o arquivo para [.filename]#download# é modificado para referenciar a nova fonte. O arquivo para [.filename]#download# deve referenciar o nome interno da fonte. Isso pode ser facilmente determinado de um arquivo de fonte groff conforme demonstrado:
+Se o Ghostscript for usado para controlar as impressoras no sistema, então nada mais precisa ser feito. No entanto, se forem usadas impressoras PostScript(R) reais, a fonte deve ser baixada para a impressora para que a fonte seja usada (a menos que a impressora tenha a fonte showboat incorporada ou em um disco de fonte acessível). O último passo é criar uma fonte transferível. A ferramenta `pfbtops` é usada para criar o formato [.filename]#.pfa# da fonte, e o arquivo [.filename]#download# é modificado para referenciar a nova fonte. O arquivo [.filename]#download# deve fazer referência ao nome interno da fonte. Isso pode ser facilmente determinado a partir do arquivo de fonte do groff, como ilustrado:
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
-Criando o arquivo de fonte .pfa
-
-% pfbtops /usr/local/shared/fonts/type1/showboat.pfb >showboat.pfa
+Crie o arquivo de fonte .pfa.
+% pfbtops /usr/local/share/fonts/type1/showboat.pfb >showboat.pfa
 ....
 
-Claro que, se o arquivo [.filename]#.pfa# já existe, apenas crie um link simbólico para referenciá-lo.
+Claro, se o arquivo [.filename]#.pfa# já estiver disponível, basta usar um link simbólico para fazer referência a ele.
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
-Obtendo o nome interno da fonte
-
+Obtenha o nome interno da fonte
 % fgrep internalname SHOWBOAT
 internalname Showboat
-Dizendo ao groff que tem que fazer o download da fonte
-
+Informe ao groff que a fonte deve ser baixada.
 % ex download
 :$a
 Showboat      showboat.pfa
@@ -376,14 +379,13 @@ Showboat      showboat.pfa
 
 Para testar a fonte:
 
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
 % cd /tmp
-
-% cat >example.t <<EOF
+% cat >exemplo.t <<EOF
 .sp 5
 .ps 16
-This is an example of the Showboat font:
+Este é um exemplo da fonte Showboat:
 .br
 .ps 48
 .vs (\n(.s+2)p
@@ -399,33 +401,32 @@ STUVWXYZ
 .vs (\n(.s+2)p
 .fp 5 SHOWBOAT
 .ft R
-To use it for the first letter of a paragraph, it will look like:
+Para usá-lo como a primeira letra de um parágrafo, ficará assim:
 .sp 50p
-\s(48\f5H\s0\fRere is the first sentence of a paragraph that uses the
-showboat font as its first letter.
-Additional vertical space must be used to allow room for the larger
-letter.
+\s(48\f5H\s0\fRqui está a primeira frase de um parágrafo que usa a
+fonte showboat como a primeira letra.
+Deve-se usar espaço vertical adicional para permitir espaço para a letra maior.
 EOF
-% groff -Tps example.t >example.ps
+% groff -Tps example.t > exemplo.ps
 
-Para usar ghostscript/ghostview
+Para usar o ghostscript/ghostview
 % ghostview example.ps
 
-Para imprimí-la
+Para imprimir:
 % lpr -Ppostscript example.ps
 ....
 
 Referências: [.filename]#/usr/src/gnu/usr.bin/groff/afmtodit/afmtodit.man#, man:groff_font[5], man:groff_char[7], man:pfbtops[1].
 
 [[convert-truetype]]
-== Convertendo Fontes TrueType para um Formato groff/PostScript Para o Groff
+== Convertendo Fontes TrueType para um Formato groff/PostScript para o Groff
 
-Isso potencialmente requer um pouco de trabalho, simplesmente porque depende de alguns utilitários que não são instalados como parte do sistema base. Eles são:
+Isso pode requerer um pouco de trabalho, simplesmente porque depende de algumas ferramentas que não são instaladas como parte do sistema base. Elas são:
 
 `ttf2pf`::
-Utilitário de conversão TrueType para PostScript. Ee permite a conversão de uma fonte TrueType em um arquivo de métrica de fonte ascii ([.filename]#.afm#).
+Utilitários de conversão de TrueType para PostScript. Isso permite a conversão de uma fonte TrueType para um arquivo de métricas de fonte ascii ([.filename]#.afm#).
 +
-Atualmente disponível em http://sunsite.icm.edu.pl/pub/GUST/contrib/BachoTeX98/ttf2pf/[http://sunsite.icm.edu.pl/pub/GUST/contrib/BachoTeX98/ttf2pf/]. Nota: Esses arquivos são programas PostScript e devem ser baixados para o disco mantendo pressionada a tecla kbd:[ Shift ] ao clicar no link. Caso contrário, seu navegador pode tentar iniciar o ghostview para visualizá-los.
+Disponível atualmente em http://sunsite.icm.edu.pl/pub/GUST/contrib/BachoTeX98/ttf2pf/[http://sunsite.icm.edu.pl/pub/GUST/contrib/BachoTeX98/ttf2pf/]. Observe: esses arquivos são programas PostScript e devem ser baixados para o disco mantendo pressionada a tecla kbd:[Shift] ao clicar no link. Caso contrário, o seu navegador pode tentar abrir o ghostview para visualizá-los.
 +
 Os arquivos de interesse são:
 
@@ -433,41 +434,41 @@ Os arquivos de interesse são:
 ** [.filename]#PF2AFM.PS#
 ** [.filename]#ttf2pf.ps#
 +
-O caso engraçado sobre maiúsculas/minúsculas é devido ao fato de serem destinados também para os terminais DOS. O [.filename]#ttf2pf.ps# faz uso dos outros como maiúsculos, portanto, qualquer renomeação deve ser consistente com isso. (Na verdade, [.filename]#GS_TTF.PS# e [.filename]#PFS2AFM.PS# são supostamente parte da distribuição Ghostscript, mas é muito fácil usá-los como utilitários isolados. O FreeBSD parece não incluir o último.) Você também pode querer instalá-los em [.filename]#/usr/local/shared/groff_font/devps# (?).
+A utilização de letras maiúsculas e minúsculas engraçadas deve-se ao fato de serem destinadas também para shells do DOS. O arquivo [.filename]#ttf2pf.ps# faz uso dos outros em letras maiúsculas, então qualquer renomeação deve ser consistente com isso. (Na verdade, os arquivos [.filename]#GS_TTF.PS# e [.filename]#PFS2AFM.PS# supostamente fazem parte da distribuição do Ghostscript, mas é fácil usá-los como uma fonte isolada. O FreeBSD não parece incluir o último.) Você também pode querer tê-los instalados em [.filename]#/usr/local/share/groff_font/devps#(?).
 
 `afmtodit`::
-Cria arquivos de fontes para uso com o Groff a partir do arquivo de métricas de fonte ascii. Isso geralmente fica no diretório [.filename]#/usr/src/contrib/groff/afmtodit# e requer algum trabalho para prosseguir.
+A ferramenta `afmtodit` é utilizada para criar arquivos de fonte para o groff a partir de um arquivo métrico de fonte em formato ASCII ([.filename]#.afm#). Normalmente, essa ferramenta está localizada no diretório [.filename]#/usr/src/contrib/groff/afmtodit#, mas normalmente exige alguma configuração para funcionar corretamente.
 +
 [NOTE]
 ====
-Se você é paranóico sobre o trabalhar no diretório [.filename]#/usr/src#, simplesmente copie o conteúdo do diretório acima para um local de trabalho.
+Se você está preocupado com a segurança de trabalhar no diretório [.filename]#/usr/src#, basta copiar o conteúdo do diretório acima para uma localização de trabalho.
 ====
 +
 Na área de trabalho, você precisará compilar o utilitário. Apenas digite:
 +
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
 # make -f Makefile.sub afmtodit
 ....
 +
-Você também pode precisar copiar o [.filename]#/usr/contrib/groff/devps/generate/textmap# para [.filename]#/usr/shared/groff_font/devps/generate# se ele ainda não existir.
+Você também pode precisar copiar o arquivo [.filename]#/usr/contrib/groff/devps/generate/textmap# para [.filename]#/usr/share/groff_font/devps/generate# se ele ainda não existir.
 
 Depois que todos esses utilitários estiverem no lugar, você está pronto para começar:
 
 . Crie o arquivo [.filename]#.afm# digitando:
 +
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
 % gs -dNODISPLAY -q -- ttf2pf.ps TTF_name PS_font_name AFM_name
 ....
-+ 
-Onde, _TTF_name_ é o seu arquivo de fonte TrueType, _PS_font_name_ é o nome do arquivo [.filename]#.pfa#, _AFM_name_ é o nome que você deseja para o arquivo [.filename]#.afm#. Se você não especificar nomes de arquivos de saída para os arquivos [.filename]#.pfa# ou [.filename]#.afm#, os nomes padrão serão gerados a partir do nome do arquivo de fonte TrueType.
-+ 
-Isso também produz um arquivo [.filename]#.pfa#, o arquivo ascii de métricas de fonte PostScript ([.filename]#.pfb# é para o formato binário). Isso não será necessário, mas poderia (eu acho) ser útil para um fontserver.
-+ 
++
+Onde _TTF_nome_ é o nome do arquivo da sua fonte TrueType, _nome_fonte_PS_ é o nome do arquivo para [.filename]#.pfa#, _nome_AFM_ é o nome desejado para [.filename]#.afm#. Se você não especificar os nomes de arquivo de saída para os arquivos [.filename]#.pfa# ou [.filename]#.afm#, então nomes padrão serão gerados a partir do nome do arquivo da fonte TrueType.
++
+Isso também produz um arquivo [.filename]#.pfa#, o arquivo de métricas de fonte PostScript em formato ASCII ([.filename]#.pfb# é para a forma binária). Isso não será necessário, mas poderia (eu acredito) ser útil para um servidor de fontes.
++
 Por exemplo, para converter a fonte de código de barras 30f9 usando o nome de arquivo padrão, use o seguinte comando:
 +
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
 % gs -dNODISPLAY -- ttf2pf.ps 3of9.ttf
 Aladdin Ghostscript 5.10 (1997-11-23)
@@ -475,10 +476,10 @@ Copyright (C) 1997 Aladdin Enterprises, Menlo Park, CA.  All rights reserved.
 This software comes with NO WARRANTY: see the file PUBLIC for details.
 Converting 3of9.ttf to 3of9.pfa and 3of9.afm.
 ....
-+ 
-Se você quiser que as fontes convertidas sejam armazenadas em [.filename]#A.pfa# e [.filename]#B.afm#, use este comando:
 +
-[source,shell]
+Se você quer que as fontes convertidas sejam armazenadas em [.filename]#A.pfa# e [.filename]#B.afm#, use o seguinte comando:
++
+[source, shell]
 ....
 % gs -dNODISPLAY -- ttf2pf.ps 3of9.ttf A B
 Aladdin Ghostscript 5.10 (1997-11-23)
@@ -487,50 +488,50 @@ This software comes with NO WARRANTY: see the file PUBLIC for details.
 Converting 3of9.ttf to A.pfa and B.afm.
 ....
 
-. Crie o arquivo PostScript Groff:
-+ 
-Vá para o diretório [.filename]#/usr/shared/groff_font/devps# para facilitar a execução do comando abaixo. Você provavelmente precisará de privilégios de root para isso. (Ou, se você é paranoico sobre trabalhar lá, certifique-se de referenciar os arquivos [.filename]#DESC#, [.filename]#text.enc# e [.filename]#generate/textmap# como estando neste diretório.)
+. Crie o arquivo groff PostScript:
++
+Acesse o diretório `/usr/share/groff_font/devps` para facilitar a execução do seguinte comando. É provável que você precise de privilégios de root para executá-lo. (Ou, se você é paranoico em relação a trabalhar lá, certifique-se de que os arquivos `DESC`, `text.enc` e `generate/textmap` estejam localizados neste diretório.)
 +
-[source,shell]
+[source, shell]
 ....
 % afmtodit -d DESC -e text.enc file.afm generate/textmap PS_font_name
 ....
-+ 
-Onde, [.filename]#file.afm# é o _AFM_name_ criado pelo `ttf2pf.ps` acima e _PS_font_name_ é o nome da fonte usada a partir desse comando, bem como o nome que man:groff[1] usará para referências a essa fonte. Por exemplo, supondo que você usou o primeiro comando `tiff2pf.ps` acima, a fonte 3of9 Barcode pode ser criada usando o comando:
 +
-[source,shell]
+Onde, [.filename]#file.afm# é o _AFM_name_ criado pelo `ttf2pf.ps` acima, e _PS_font_name_ é o nome da fonte usado no comando anterior, bem como o nome que man:groff[1] usará para referenciar essa fonte. Por exemplo, assumindo que você usou o primeiro `tiff2pf.ps` acima, a fonte Barcode 3of9 pode ser criada usando o comando:
++
+[source, shell]
 ....
 % afmtodit -d DESC -e text.enc 3of9.afm generate/textmap 3of9
 ....
-+ 
-Assegure-se de que o arquivo _PS_font_name_ resultante (por exemplo, [.filename]#3of9# no exemplo acima) esteja localizado no diretório [.filename]#/usr/shared/groff_font/devps# copiando-o ou movendo-o para lá.
-+ 
-Note que se o [.filename]#ttf2pf.ps# atribuir um nome de fonte usando o nome que ele encontrou no arquivo de fonte TrueType e você quiser usar um nome diferente, você deverá editar o arquivo [.filename]#.afm# antes de executar o `afmtodit`. Esse nome também deve coincidir com o usado no arquivo Fontmap se você deseja redirecionar o man:groff[1] para o man:gs[1].
++
+Certifique-se de que o arquivo _PS_font_name_ resultante (por exemplo, [.filename]#3of9# no exemplo acima) esteja localizado no diretório [.filename]#/usr/share/groff_font/devps# movendo ou copiando-o para lá.
++
+Observe que, se o [.filename]#ttf2pf.ps# atribuir um nome de fonte usando o que ele encontra no arquivo de fonte TrueType e você desejar usar um nome diferente, será necessário editar o arquivo [.filename]#.afm# antes de executar o `afmtodit`. Este nome também deve corresponder ao usado no arquivo Fontmap se você quiser redirecionar o man:groff[1] para o man:gs[1].
 
 [[truetype-for-other-programs]]
 == As Fontes TrueType Podem ser Usadas com Outros Programas?
 
-O formato de fonte TrueType é usado pelo Windows, Windows 95 e Mac. É bastante popular e há um grande número de fontes disponíveis neste formato.
+O formato de fonte TrueType é utilizado pelo Windows, Windows 95 e Mac's. É bastante popular e há uma grande quantidade de fontes disponíveis neste formato.
 
-Infelizmente, há poucos aplicativos que conheço que podem usar este formato: O Ghostscript e o Povray são os que vem a mente. O suporte do Ghostscript, de acordo com a documentação, é rudimentar e os resultados provavelmente serão inferiores as fontes Type 1. O Povray versão 3 também tem a capacidade de usar fontes TrueType, mas eu duvido que muitas pessoas criem documentos como uma série de páginas tridmensionais traçadas com luz :-).
+Infelizmente, há poucos aplicativos que eu conheço que podem usar este formato: o Ghostscript e o Povray vêm à mente. O suporte do Ghostscript, de acordo com a documentação, é rudimentar e os resultados provavelmente serão inferiores aos das fontes type 1. A versão 3 do Povray também tem a capacidade de usar fontes TrueType, mas eu duvido que muitas pessoas estejam criando documentos como uma série de páginas renderizadas em raytracing :-).
 
-Esta situação bastante triste pode mudar em breve. O http://www.freetype.org/[Projeto FreeType] está atualmente desenvolvendo um conjunto útil de ferramentas FreeType:
+Essa situação um tanto quanto desanimadora pode mudar em breve. O http://www.freetype.org/[Projeto FreeType] está atualmente desenvolvendo um conjunto de ferramentas FreeType úteis:
 
-* O servidor de fontes `xfsft` para X11 pode fornecer fontes TrueType além de fontes regulares. Embora esteja atualmente em beta, dizem que está bastante utilizável. Veja http://www.dcs.ed.ac.uk/home/jec/programs/xfsft/[a página de Juliusz Chroboczek] para maiores informações. Instruções de portabilidade para o FreeBSD podem ser encontradas na http://math.missouri.edu/~stephen/software/[página do software de Stephen Montgomery].
-* O xfstt é outro servidor de fontes para o X11, disponível em link:ftp://sunsite.unc.edu/pub/Linux/X11/fonts/[ftp://sunsite.unc.edu/pub/Linux/X11/fonts/].
-* Um programa chamado `ttf2bdf` pode produzir arquivos BDF adequados para uso em um ambiente X a partir de arquivos TrueType. Os binários para o Linux estão disponíveis em link:ftp://crl.nmsu.edu/CLR/multiling/General/[ftp://crl.nmsu.edu/CLR/multiling/Geral/].
-* e outros ...
+* O servidor de fontes `xfsft` para X11 pode servir fontes TrueType além de fontes regulares. Embora esteja atualmente em beta, é dito que ele é bastante utilizável. Veja a página de http://www.dcs.ed.ac.uk/home/jec/programs/xfsft/[Juliusz Chroboczek] para obter mais informações. As instruções de portabilidade para FreeBSD podem ser encontradas em http://math.missouri.edu/~stephen/software/[página de software de Stephen Montgomery].
+* xfstt é outro servidor de fontes para X11, disponível em link:ftp://sunsite.unc.edu/pub/Linux/X11/fonts/[ftp://sunsite.unc.edu/pub/Linux/X11/fonts/].
+* Um programa chamado `ttf2bdf` pode produzir arquivos BDF adequados para uso em um ambiente X a partir de arquivos TrueType. Binários para Linux estão disponíveis em link:ftp://crl.nmsu.edu/CLR/multiling/General/[ftp://crl.nmsu.edu/CLR/multiling/General/].
+* e outros...
 
 [[obtaining-additional-fonts]]
-== Onde Fontes Adicionais Podem ser Obtidas?
+== Onde é possível obter fontes adicionais?
 
-Muitas fontes estão disponíveis na Internet. Elas são totalmente gratuitas ou sharewares. Além disso, muitas fontes estão disponíveis na categoria [.filename]#x11-fonts/# na coleção do ports
+Muitas fontes estão disponíveis na Internet. Elas são completamente gratuitas ou são sharewares. Além disso, muitas fontes estão disponíveis na categoria [.filename]#x11-fonts/# na coleção de ports
 
 [[additional-questions]]
 == Questões Adicionais
 
-* Quais são os usos dos arquivos [.filename]#.pfm#?
-* Posso gerar o arquivo [.filename]#.afm# a partir de um arquivo [.filename]#.pfa# ou [.filename]#.pfb#?
-* Como gerar os arquivos de mapeamento de caracteres groff para fontes PostScript com nomes de caracteres não padrão?
-* Podem os dispositivos xditview e devX serem configurados para acessar todas as novas fontes?
-* Seria bom ter exemplos de uso de fontes TrueType com Povray e Ghostscript.
+* Para que servem os arquivos [.filename]#.pfm#?
+* É possível gerar o arquivo [.filename]#.afm# a partir de um arquivo [.filename]#.pfa# ou [.filename]#.pfb#?
+* Como gerar os arquivos de mapeamento de caracteres do groff para fontes PostScript com nomes de caracteres não-padrão?
+* É possível configurar o xditview e os dispositivos devX para acessar todas as novas fontes?
+* Seria bom ter exemplos de como usar fontes TrueType com o Povray e o Ghostscript.
diff --git a/documentation/content/pt-br/articles/fonts/_index.po b/documentation/content/pt-br/articles/fonts/_index.po
new file mode 100644
index 0000000000..e64d95cdce
--- /dev/null
+++ b/documentation/content/pt-br/articles/fonts/_index.po
@@ -0,0 +1,1615 @@
+# SOME DESCRIPTIVE TITLE
+# Copyright (C) YEAR The FreeBSD Project
+# This file is distributed under the same license as the FreeBSD Documentation package.
+# Danilo G. Baio <dbaio@FreeBSD.org>, 2021.
+# Edson Brandi <ebrandi@freebsd.org>, 2023.
+# "Danilo G. Baio" <dbaio@FreeBSD.org>, 2023.
+msgid ""
+msgstr ""
+"Project-Id-Version: FreeBSD Documentation VERSION\n"
+"POT-Creation-Date: 2022-02-01 09:21-0300\n"
+"PO-Revision-Date: 2023-05-02 20:44+0000\n"
+"Last-Translator: Edson Brandi <ebrandi@freebsd.org>\n"
+"Language-Team: Portuguese (Brazil) <https://translate-dev.freebsd.org/"
+"projects/documentation/articlesfonts_index/pt_BR/>\n"
+"Language: pt_BR\n"
+"MIME-Version: 1.0\n"
+"Content-Type: text/plain; charset=UTF-8\n"
+"Content-Transfer-Encoding: 8bit\n"
+"Plural-Forms: nplurals=2; plural=n > 1;\n"
+"X-Generator: Weblate 4.17\n"
+
+#. type: YAML Front Matter: description
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:1
+#, no-wrap
+msgid "A description of the various font technologies in FreeBSD, and how to use them with different programs"
+msgstr ""
+"Uma descrição das diversas tecnologias de fontes no FreeBSD e como usá-las "
+"com diferentes programas"
+
+#. type: Title =
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:1
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:12
+#, no-wrap
+msgid "Fonts and FreeBSD"
+msgstr "Fontes e FreeBSD"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:45
+msgid "Abstract"
+msgstr "Resumo"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:48
+msgid ""
+"This document contains a description of the various font files that may be "
+"used with FreeBSD and the syscons driver, X11, Ghostscript and Groff.  "
+"Cookbook examples are provided for switching the syscons display to 80x60 "
+"mode, and for using type 1 fonts with the above application programs."
+msgstr ""
+"Este documento contém uma descrição dos vários arquivos de fontes que podem "
+"ser usados com o FreeBSD e o driver syscons, X11, Ghostscript e Groff. "
+"Exemplos de receitas são fornecidos para alternar o display syscons para o "
+"modo 80x60 e para usar fontes type 1 com os programas de aplicativos "
+"mencionados acima."
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:50
+msgid "'''"
+msgstr "'''"
+
+#. type: Title ==
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:54
+#, no-wrap
+msgid "Introduction"
+msgstr "Introdução"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:59
+msgid ""
+"There are many sources of fonts available, and one might ask how they might "
+"be used with FreeBSD.  The answer can be found by carefully searching the "
+"documentation for the component that one would like to use.  This is very "
+"time consuming, so this tutorial is an attempt to provide a shortcut for "
+"others who might be interested."
+msgstr ""
+"Existem muitas fontes disponíveis e alguém pode perguntar como usá-las com o "
+"FreeBSD. A resposta pode ser encontrada pesquisando cuidadosamente a "
+"documentação do componente que deseja utilizar. Isso pode ser muito "
+"demorado, portanto, este tutorial é uma tentativa de fornecer um atalho para "
+"outras pessoas interessadas."
+
+#. type: Title ==
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:61
+#, no-wrap
+msgid "Basic Terminology"
+msgstr "Terminologia Básica"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:65
+msgid ""
+"There are many different font formats and associated font file suffixes.  A "
+"few that will be addressed here are:"
+msgstr ""
+"Existem muitos formatos diferentes de fontes e sufixos de arquivos de fontes "
+"associados. Alguns que serão abordados aqui são:"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:66
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:110
+#, no-wrap
+msgid "[.filename]#.pfa#, [.filename]#.pfb#"
+msgstr "[.filename]#.pfa#, [.filename]#.pfb#"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:68
+msgid ""
+"PostScript(R) type 1 fonts. The [.filename]#.pfa# is the __A__scii form and "
+"[.filename]#.pfb# the __B__inary form."
+msgstr ""
+"Fontes PostScript(R) type 1. O arquivo [.filename]#.pfa# é a forma __A__scii "
+"e o arquivo [.filename]#.pfb# é a forma __B__inária."
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:69
+#, no-wrap
+msgid "[.filename]#.afm#"
+msgstr "[.filename]#.afm#"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:71
+msgid "The font metrics associated with a type 1 font."
+msgstr "As métricas da fonte associado com a fonte type 1."
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:72
+#, no-wrap
+msgid "[.filename]#.pfm#"
+msgstr "[.filename]#.pfm#"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:74
+msgid "The printer font metrics associated with a type 1 font."
+msgstr "As métricas da fonte para impressora associadas com a fonte type 1."
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:75
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:116
+#, no-wrap
+msgid "[.filename]#.ttf#"
+msgstr "[.filename]#.ttf#"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:77
+msgid "A TrueType(R) font"
+msgstr "Uma fonte TrueType(R)"
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:78
+#, no-wrap
+msgid "[.filename]#.fot#"
+msgstr "[.filename]#.fot#"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:80
+msgid "An indirect reference to a TrueType font (not an actual font)"
+msgstr ""
+"Uma referência indireta para uma fonte TrueType (não é realmente uma fonte)"
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:81
+#, no-wrap
+msgid "[.filename]#.fon#, [.filename]#.fnt#"
+msgstr "[.filename]#.fon#, [.filename]#.fnt#"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:83
+msgid "Bitmapped screen fonts"
+msgstr "Fontes de tela bitmapped"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:86
+msgid ""
+"The [.filename]#.fot# is used by Windows(R) as sort of a symbolic link to "
+"the actual TrueType(R) font ([.filename]#.ttf#) file. The [.filename]#.fon# "
+"font files are also used by Windows.  I know of no way to use this font "
+"format with FreeBSD."
+msgstr ""
+"O arquivo [.filename]#.fot# é usado pelo Windows(R) como um tipo de link "
+"simbólico para o arquivo de fonte TrueType(R) real ([.filename]#.ttf#). Os "
+"arquivos de fonte [.filename]#.fon# também são usados pelo Windows. Não "
+"conheço uma maneira de usar esse formato de fonte no FreeBSD."
+
+#. type: Title ==
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:88
+#, no-wrap
+msgid "What Font Formats Can I Use?"
+msgstr "Quais Formatos de Fonte eu Posso Utilizar?"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:94
+msgid ""
+"Which font file format is useful depends on the application being used.  "
+"FreeBSD by itself uses no fonts.  Application programs and/or drivers may "
+"make use of the font files.  Here is a small cross reference of application/"
+"driver to the font type suffixes:"
+msgstr ""
+"O formato de arquivo de fonte mais adequado depende do aplicativo utilizado. "
+"O FreeBSD por si só não utiliza fontes. Programas de aplicativos e/ou "
+"drivers podem fazer uso dos arquivos de fonte. Aqui está uma pequena "
+"referência cruzada de aplicativos/drivers para os sufixos de tipo de fonte:"
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:95
+#, no-wrap
+msgid "Driver"
+msgstr "Driver"
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:97
+#, no-wrap
+msgid "vt"
+msgstr "vt"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:99
+msgid "[.filename]#.hex#"
+msgstr "[.filename]#.hex#"
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:100
+#, no-wrap
+msgid "syscons"
+msgstr "syscons"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:102
+msgid "[.filename]#.fnt#"
+msgstr "[.filename]#.fnt#"
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:103
+#, no-wrap
+msgid "Application"
+msgstr "Aplicação"
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:105
+#, no-wrap
+msgid "Ghostscript"
+msgstr "Ghostscript"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:107
+msgid "[.filename]#.pfa#, [.filename]#.pfb#, [.filename]#.ttf#"
+msgstr "[.filename]#.pfa#, [.filename]#.pfb#, [.filename]#.ttf#"
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:108
+#, no-wrap
+msgid "X11"
+msgstr "X11"
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:111
+#, no-wrap
+msgid "Groff"
+msgstr "Groff"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:113
+msgid "[.filename]#.pfa#, [.filename]#.afm#"
+msgstr "[.filename]#.pfa#, [.filename]#.afm#"
+
+#. type: Labeled list
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:114
+#, no-wrap
+msgid "Povray"
+msgstr "Povray"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:121
+msgid ""
+"The [.filename]#.fnt# suffix is used quite frequently.  I suspect that "
+"whenever someone wanted to create a specialized font file for their "
+"application, more often than not they chose this suffix.  Therefore, it is "
+"likely that files with this suffix are not all the same format; "
+"specifically, the [.filename]#.fnt# files used by syscons under FreeBSD may "
+"not be the same format as a [.filename]#.fnt# one encounters in the MS-"
+"DOS(R)/Windows(R) environment.  I have not made any attempt at using other [."
+"filename]#.fnt# files other than those provided with FreeBSD."
+msgstr ""
+"O sufixo [.filename]#.fnt# é bastante utilizado. Eu suspeito que sempre que "
+"alguém quisesse criar um arquivo de fonte especializado para seu aplicativo, "
+"na maioria das vezes escolhia esse sufixo. Portanto, é provável que os "
+"arquivos com esse sufixo não sejam todos do mesmo formato; especificamente, "
+"os arquivos [.filename]#.fnt# usados pelo syscons no FreeBSD podem não ser "
+"do mesmo formato que um [.filename]#.fnt# encontrado no ambiente MS-"
+"DOS(R)/Windows(R). Não fiz nenhuma tentativa de usar outros arquivos [."
+"filename]#.fnt# além daqueles fornecidos com o FreeBSD."
+
+#. type: Title ==
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:123
+#, no-wrap
+msgid "Setting a Virtual Console to 80x60 Line Mode"
+msgstr "Configurando um Console Virtual para o Modo de Linhas 80x60"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:127
+msgid ""
+"First, an 8x8 font must be loaded.  To do this, [.filename]#/etc/rc.conf# "
+"should contain the line (change the font name to an appropriate one for your "
+"locale):"
+msgstr ""
+"Primeiramente, uma fonte 8x8 deve ser carregada. Para isso, o arquivo [."
+"filename]#/etc/rc.conf# deve conter a linha (mude o nome da fonte para um "
+"apropriado para sua localização):"
+
+#. type: delimited block . 4
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:131
+#, no-wrap
+msgid "font8x8=\"iso-8x8\"\t\t# font 8x8 from /usr/share/syscons/fonts/* (or NO).\n"
+msgstr ""
+"font8x8=\"iso-8x8\"\t\t# font 8x8 from /usr/share/syscons/fonts/* (or NO).\n"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:134
+msgid "The command to actually switch the mode is man:vidcontrol[1]:"
+msgstr "O comando para realmente mudar o modo é man:vidcontrol[1]:"
+
+#. type: delimited block . 4
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:138
+#, no-wrap
+msgid "% vidcontrol VGA_80x60\n"
+msgstr "% vidcontrol VGA_80x60\n"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:142
+msgid ""
+"Various screen-oriented programs, such as man:vi[1], must be able to "
+"determine the current screen dimensions.  As this is achieved this through "
+"`ioctl` calls to the console driver (such as man:syscons[4]) they will "
+"correctly determine the new screen dimensions."
+msgstr ""
+"Vários programas orientados a tela, como man:vi[1], devem ser capazes de "
+"determinar as dimensões atuais da tela. Como isso é alcançado por meio de "
+"chamadas `ioctl` para o driver do console (como man:syscons[4]), eles "
+"determinarão corretamente as novas dimensões da tela."
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:145
+msgid ""
+"To make this more seamless, one can embed these commands in the startup "
+"scripts so it takes place when the system boots.  To do this is add this "
+"line to [.filename]#/etc/rc.conf#."
+msgstr ""
+"Para tornar isso mais contínuo, é possível incorporar esses comandos nos "
+"scripts de inicialização para que ocorram durante a inicialização do "
+"sistema. Para fazer isso, adicione esta linha ao arquivo [.filename]#/etc/rc."
+"conf#."
+
+#. type: delimited block . 4
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:149
+#, no-wrap
+msgid "allscreens_flags=\"VGA_80x60\"\t# Set this vidcontrol mode for all virtual screens\n"
+msgstr ""
+"allscreens_flags=\"VGA_80x60\"\t# Set this vidcontrol mode for all virtual "
+"screens\n"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:152
+msgid "References: man:rc.conf[5], man:vidcontrol[1]."
+msgstr "Referências: man:rc.conf[5], man:vidcontrol[1]."
+
+#. type: Title ==
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:154
+#, no-wrap
+msgid "Using Type 1 Fonts with X11"
+msgstr "Usando fontes Type 1 com o X11"
+
+#. type: Plain text
+#: documentation/content/en/articles/fonts/_index.adoc:159
+msgid ""
+"X11 can use either the [.filename]#.pfa# or the [.filename]#.pfb# format "
+"fonts.  The X11 fonts are located in various subdirectories under [."
+"filename]#/usr/X11R6/lib/X11/fonts#.  Each font file is cross referenced to "
+"its X11 name by the contents of [.filename]#fonts.dir# in each directory."
+msgstr ""
+"O X11 pode usar fontes em formato [.filename]#.pfa# ou [.filename]#.pfb#. As "
*** 1237 LINES SKIPPED ***



Want to link to this message? Use this URL: <https://mail-archive.FreeBSD.org/cgi/mid.cgi?202305022057.342Kv4mK024606>